domingo, 22 de julho de 2007

MUNDO ANIMAL.




Pessoal, toda semana colocarei aqui uma curiosidade do mundo animal...sao informações interessantes destes que nos fazem felizes, que sao nossos companheiros..Os animais de estimação...Claro que começarei por um bichinho muito nenen, que é o poodle..Beijo em todos.

O POODLE:

Possui cores variáveis, focinho retângular, orelhas pendentes e pelagem crespa e macia. Seus olhos têm coloração marrom, âmbar escuro ou preta, dependendo da pelagem.

O tamanho da raça, de acordo com a FCI, pode ser:

Gigante (ou grande), variando de 45 à 60 cm na altura da cernelha;
Tamanho médio, que varia de 35 à 45 cm na altura da cernelha;
Tamanho miniatura (mini ou anão) entre 28 à 35 cm na altura da cernelha, e
Toy, cujo cão mede no máximo 28 cm na altura da cernelha.


.Pêlo
.
As cores dos poodles variam entre preto, branco, marrom (ou chocolate), cinza e abricó. Cães com cores parciais (mescladas) existem, mas não são aceitos em exibições oficiais.

O pêlo do corpo dos animais é naturalmente encaracolado. O pêlo das orelhas pode ser reto ou um pouco encaracolado. Com escovação o pêlo do cão continua ondulado ou encaracolado, porém fica mais macio.

Existem vários métodos de tosa para os poodles. Para apresentações em competições, existem apenas três tipos aceitos: o corte de filhote (para cães com até um ano de idade), o "corte Continental" ou "corte de Leão" (com a sua reconhecível juba) e a "tosa inglêsa de sela" (com braceletes nas pernas. Sem tosa regular, o cão fica com o pêlo "trançado" (semelhante à dreadlocks), assim como são os cães da raça Puli.

.
Temperamento
São inteligentes (segundo na classificação de inteligência dos cães), brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com seu dono e para com as pessoas com quem estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoado.

Por serem tão inteligentes podem se entediar facilmente, e são bastante criativos em achar travessuras (principalmente quando deixados sozinhos).

São cães extremamente orientados às pessoas e, conseqüentemente, zelosos à elas. São excelentes cães de guarda, e diferentemente de algumas raças de trabalho, normalmente não ficam apegados a uma pessoa só da família. Os Poodles de tamanho gigante e médio tendem a ser bons com crianças.

Não requerem muito exercício como outros cães de caça, mas são ágeis e atléticos, e mesmo assim apreciam grandes quantidades de exercícios.

São cães que demonstram grande afetividade com relação aos donos.



HISTORIA


Acredita-se que o corte tradicional de pêlos em forma de bracelete nas pernas era usado antigamente nas caçadas na neve, onde a maioria do pêlo era tosado baixo para facilitar a natação do cão, mas as juntas, pulmões, coração e rins eram mantidas com pêlo alto para protegê-los do frio. O pompom no fim do rabo servia como uma "bandeira" para ser avistado pelos donos enquanto o Poodle mergulhava no fundo da água.
Apesar de se achar que seja uma raça de origens francesas, muitos perítos acreditam que o Poodle é originário da Alemanha ou da Rússia, mas podendo vir da Ibéria. Raças relacionadas são o Cão de água Português e o Cão D'Água Irlandês.